Empreender ficou mais fácil e rápido na cidade de São Paulo
Empreender ficou mais fácil e rápido na cidade de São Paulo

A partir desta segunda-feira (dia 08/05/2017) teve início o sistema para abertura de empresas em até sete dias na cidade de São Paulo com o lançamento do programa Empreenda Fácil que está disponível para novos negócios que são classificados pela legislação de baixo risco e que precisam de menos licenças para começar a operar.

A maior parte do processo pode ser feito pela internet, em portais da Receita Federal e da Junta Comercial do Estado.

Neste novo processo, as informações dadas pelos empreendedores serão entendidas como verdadeiras e a fiscalização será feita depois de finalizado o processo com punições caso sejam identificadas inconsistências nas informações cadastradas.

 Etapas

      O processo para abertura de empresas necessita que o empresário envie documentos para diferentes órgãos em uma seqüência de etapas.

A primeira é a avaliação de viabilidade da instalação do negócio em local cadastrado pelo empreendedor, feita no site Registro e Licenciamento de Empresas (www.Rle.empresasimples.gov.br), do governo federal. O empresário informa o endereço da futura empresa e a atividade que irá exercer (a partir de seu CNAE, Código Nacional de Atividades Econômicas) e fica sabendo se a empresa pode ser aberta no local que deseja. Isso impede que ele passe por todo o processo de abrir a empresa e reforma do imóvel para, só depois, saber que ela não pode ser instalada onde ele pretendia.

Em seguida o empresário deve informar um protocolo com a autorização para abertura da empresa no endereço permitido no portal Coleta Nacional (https://www38.receita.fazenda.gov.br/redesim) da Receita Federal. Também serão pedidas informações sobre sócios da empresa.

Com a aprovação da Receita, deve­ pedir a emissão do CNPJ no site da Junta Comercial do Estado, que pode ser feito pela internet a partir do sistema via Rápida Empreendedor. Para fazer remotamente é preciso ter certificado digital.

A única etapa que precisa ser feita presencialmente é a Inscrição Municipal, para a emissão do Cadastro de Contribuinte Municipal da empresa, em posto de atendimento da prefeitura. Com ela, o empreendedor deve voltar ao site em que iniciou o processo e emitir seu alvará de funcionamento. O empresário agora também deve responder a perguntas sobre adicionais sobre o imóvel, especialmente levando em conta questões ambientais e de patrimônio histórico.

Mais informações sobre o processo podem ser encontradas no Portal Empreenda Fácil (http://empreendafacil.prefeitura.sp.gov.br)

 (Fonte: Folha de São Paulo)

Relacionados


Como empreender em franquias?

O QUE É E COMO FUNCIONAM AS FRANQUIAS?

COMO FUNCIONAM AS FRANQUIAS? Você cansou de se dedicar intensamente ao seu trabalho e continuar ganhando o mesmo salário? Decidiu dar um basta nesta situação e investir no seu negócio? Existem diferentes caminhos que podem ser seguidos para se tornar o seu próprio chefe, sendo possível começar do zer o com um empreendimento ou adquirir […]

08.05.2017
Comprando Heineken no THE BURGERS você ganha na hora brindes personalizados e exclusivos.

PROMOÇÃO COMPROU GANHOU!

O St Patricks Day é uma tradição da marca Heineken, comemorado oficialmente no dia 17/03. Para celebrar esse dia, a Heineken realiza junto com APENAS ALGUNS RESTAURANTES uma  promoção com distribuição de brindes diferenciados e o The Burgers de Dourados, de Itapema e de São Paulo-Brooklin fazem parte desse grupo seleto. A ação é do tipo […]

15.03.2017
PROMO TB HEINEKEN CINEPOLIS

PROMOÇÃO CHOPP HEINEKEN E CINEMA

Você é nosso convidado especial!       Troque os convites nas bilheterias em uma das salas do CINEPOLIS e aproveite todos os diferenciais que só o Cinépolis pode oferecer.  Não é concurso nem sorteio !       De 16/12/2016 a 30/12/2016, ou enquanto durarem os ingressos, o THE BURGERS PRIME, em Bauru/SP, realiza mais […]

16.12.2016

Comentários