por Victor Frascarelli

Todo empreendedor passa pelo desafio de equilibrar suas finanças enquanto valoriza seus produtos. Mas uma tendência perigosa pode ser observada: o público só consome em sua loja quando o preço está mais baixo. Isso pode levá-lo ao equívoco de realizar promoções atrás de promoções, desvalorizando seus produtos, não resolvendo o problema de uma vez e levando o cliente a pensar que aquilo é direito adquirido: ele só comprará quando o preço estiver mais barato, pois sabe que chegará o dia de uma nova promoção.

Primeiro, vamos compreender o que realmente é uma “promoção”: Ela serve para que você, de fato, promova um produto, facilitando o acesso a ele com a intenção de potencializar seu rendimento futuro, mas não o rendimento imediato.

Vamos exemplificar como isso funciona na prática: suponhamos que o The Burgers decide promover seu sanduíche Triplo Magnífico. Para isso, realiza uma promoção na qual com apenas 1 Real a mais o cliente pode levar o sanduíche junto com batatas fritas e refrigerante. Por esse benefício, mais clientes passarão a comprar o Triplo Magnífico e outros passarão a conhecer o produto. Assim, verão que o sanduíche é bom e que querem consumí-lo mais vezes, pagando o preço normal em um futuro próximo para repetir a boa experiência de consumo.

embalagens

Isso exige que o The Burgers deixe claro ao público que a promoção é por tempo limitado, e que as pessoas devem aproveitar o período para desfrutar do desconto. Se no seu estabelecimento você abusar deste período, as pessoas se acostumarão a pagar o preço abaixo do original e podem deixar de consumir o produto quando este ficar com seu valor normalizado. Em médio/longo prazo, você terá um buraco em suas finanças, pois o investimento em ingredientes é o mesmo enquanto o rendimento é menor. No final, a unidade pode se complicar por não conseguir equilibrar o caixa.

Lembre-se sempre de que uma promoção não é simplesmente dar um desconto em um produto, mas sim realizar um investimento para facilitar o acesso a tal produto. Assim, você mostra ao público como realmente vale a pena pagar o valor original, para que essas pessoas voltem ao seu estabelecimento pela experiência completa, e não meramente pelo preço.

Por isso, certifique-se de que toda a qualidade esperada está sendo entregue mesmo com a promoção. O que faz um consumidor aceitar pagar um preço mais elevado em seu estabelecimento, e não optar simplesmente pelo mais barato, são os diferenciais que você oferece. É importantíssimo que o produto na promoção esteja impecável, que o atendimento seja surpreendente e que o cliente esteja confortável e em um ambiente prazeroso. Enfim, que a experiência seja acima de qualquer expectativa. É aí que você ganhará os novos clientes e garantirá seu rendimento em médio e longo prazo, mesmo sem continuar realizando promoções com grande frequência.

Ao invés de cortar os preços de seus produtos procurando trazer clientes de maneira imediata, procure investir em relacionamento. Realize ações na comunidade em que atua, participe ativamente da vida das pessoas e mostre que sua marca sempre estará lá ao lado delas. A unidade de Bauru do The Burgers, por exemplo, apoiou uma ação de estudantes da Unesp para promover a doação de sangue na cidade, dando um sanduíche para cada pessoa que realizou a doação. Por conta disso e de embalagens pesonalizadas, os doadores puderam experimentar o produto e, o mais importante de tudo, interagir diretamente com a marca. O The Burgers estimulou a doação de sangue, se valorizou por apoiar a causa social e mostrou que está presente e atuante na cidade de Bauru. Além disso, atraiu novos clientes que experimentaram os sanduíches gratuitamente, mas que tiveram as portas abertas para conhecer a marca The Burgers e se lembrarão de que o estabelecimento está logo ali para oferecer novamente a boa experiência culinária.

Interação com a marca gerada pela ação realizada com estudantes da Unesp de Bauru. (foto: RPjr)
Interação com a marca gerada pela ação realizada com estudantes da Unesp de Bauru. (foto: RPjr)

Portanto, não se atenha a promoções de corte de preço. Saiba valorizar seu produto e procure sempre garantir o “algo a mais” que justifica seu valor. Use seu investimento para realizar ações que realmente tornem sua marca presente na vida das pessoas. Lembre-se sempre disso e prepare-se para um longo e saudável relacionamento com seu público.

Como está a política promocional em seu estabelecimento? Tem obtido novos clientes? Está na hora de mudar o foco? Como está a atuação na sua comunidade? Tem outras sugestões para melhorar cada vez mais o rendimento e a experiência do cliente? Deixe seu comentário abaixo!

Relacionados


Comprando Heineken no THE BURGERS você ganha na hora brindes personalizados e exclusivos.

PROMOÇÃO COMPROU GANHOU!

O St Patricks Day é uma tradição da marca Heineken, comemorado oficialmente no dia 17/03. Para celebrar esse dia, a Heineken realiza junto com APENAS ALGUNS RESTAURANTES uma  promoção com distribuição de brindes diferenciados e o The Burgers de Dourados, de Itapema e de São Paulo-Brooklin fazem parte desse grupo seleto. A ação é do tipo […]

15.03.2017
PROMO TB HEINEKEN CINEPOLIS

PROMOÇÃO CHOPP HEINEKEN E CINEMA

Você é nosso convidado especial!       Troque os convites nas bilheterias em uma das salas do CINEPOLIS e aproveite todos os diferenciais que só o Cinépolis pode oferecer.  Não é concurso nem sorteio !       De 16/12/2016 a 30/12/2016, ou enquanto durarem os ingressos, o THE BURGERS PRIME, em Bauru/SP, realiza mais […]

16.12.2016
IMG-20160301-WA0005

Promoção no The Burgers Prime distribui jogos de computador

por Victor Frascarelli Uma proposta tão diferenciada quanto a do The Burgers pede um tipo de ação igualmente especial. Foi com este pensamento que surgiu a parceria entre a rede de restaurantes e a distribuidora europeia de jogos digitais Kinguin.net: a promoção Burger + Game. Na última semana, a Burger + Game foi lançada de […]

01.03.2016

Comentários