Perca o medo de empreender em um negócio próprio.
Perca o medo de empreender em um negócio próprio.

A simples menção ao empreender com franquia costuma dar calafrios em muitas pessoas. Algumas delas já pensam que vão perder todo o dinheiro investido, outras que o negócio simplesmente não vai dar certo e alguns ainda defendem que o panorama econômico não permite realizar esse tipo de investimento.

Temos medo de empreender porque temos medo de perder. Perder algo. Dinheiro, emprego, segurança, certezas, reputação.

O medo é tão grande que é comum não fazer nada. O medo nos bloqueia, nos paralisa. E se há algo que nos impede de nos sentirmos vivos é a estagnação. Vencer esse medo é o ato que nos permite fazer acontecer.

Por isso, é tão importante começar. Enfrentando o medo é possível se tornar um franqueado e, assim, você não perde nada. Só ganha.

Seguem algumas dicas de como superar sua insegurança inicial e ser tornar um empreendedor de sucesso.

  1. Faça uma preparação adequada

Quem deseja empreender, independentemente do ramo ou da modalidade escolhida para iniciar seu negócio, precisa se preparar bastante. O foco deve ser minimizar a chance de o empreendimento dar errado a partir de conhecimento de mercado, análise da concorrência, plano financeiro e de marketing e viabilidade como um todo que podem ser adquiridos em pesquisas na internet ou consultas com consultores de expansão de franquias consolidadas no ramo em que pretende investir.

Com tudo isso você consegue visualizar o seu empreendimento antes dele realmente existir. Agindo assim, o medo vai diminuir, afinal temos muito medo do que não conhecemos, mas agora você já está se familiarizando bastante com o negócio que pretende inciar.

 

  1. Faça o que você gosta

Pense nas opções de franquia/negócio que estejam associadas a seus gostos pessoais. Será que não existe uma oportunidade de empreender a partir disso que você tanto ama?

A afinidade certamente diminuirá seu medo. Sua principal reação será de prazer e você não terá tanto receio de fracassar, pois estará trabalhando naquilo que você gosta. Claro que não basta gostar, é preciso valorizar (muito) as pesquisas realizadas também.

 

  1. Acredite

Pode até parecer papo de autoajuda ou algo assim mas, autoconfiança é essencial para quem vai empreender e quer perder o medo de começar seu próprio negócio.

A autoconfiança tem a relação direta com a credibilidade que você “emprestará” ao seu negócio e ao mercado, portanto é melhor acreditar sempre, mas com planejamento.

 

  1. Foque nos seus objetivos, não nos obstáculos

Quando você estiver iniciando as atividades pense nos principais objetivos traçados, não nas barreiras que virão pela frente. Focar no planejamento realizado, de modo que sejam tomadas ações e atitudes voltadas ao desenvolvimento do negócio.

É muito comum nos assustarmos quando aparece algum obstáculo mas, para estes momentos, a força das metas pré-estabelecidas e a persistência precisam ser reconhecidas como a única saída para prosperar.

Em uma franquia você terá a seu lado toda a equipe de consultores que ajudaram a consolidar a marca no mercado e que estão disponíveis para te ajudar a ser também um sucesso e expandir cada vez mais seu negócio.

 

  1. Um passo de cada vez

Como última dica para romper o medo de empreender vale o conselho: dar um passo de cada vez. Cada conquista merece uma comemoração, o que significa que as vitórias acontecem nas pequenas coisas e na persistência, não nas grandes tacadas.

Empreender e investir em uma franquia pode e deve ser um sonho, que será logo transformado em objetivos, mas todo começo deve ser respaldado pela humildade, profissionalismo, seriedade e muito trabalho.

 

As oportunidades, sim, se abrem e se fecham, e cabe ao empreendedor identificar quando está pronto para investir em uma franquia. Mas, atenção. O mundo muda em alta velocidade e muitas vezes o empreendedor se diz pronto num momento em que a oportunidade aguardada já passou.

Se você ficar colocando impedimentos e desculpas como falta de dinheiro, casamento, chegada dos filhos e a falta de um sócio, por exemplo, aguardando a situação perfeita para empreender, esse momento nunca vai chegar.

Relacionados


post-organico

A promoção “Comprou, Ganhou” já está valendo!

O The Burgers iniciou a promoção “Comprou, Ganhou” na última semana. No período da promoção, todos os clientes que comprarem 1 Jack Burger + 1 Heineken (Long neck ou Chope) ou 04 Heineken (Long neck ou chope) ganham um chaveiro personalizado com a marca The Burgers. A promoção é resultado da longa parceria entre o […]

19.09.2017
Confira 06 motivos para você aderir a essa ideia e abrir uma franquia:

06 Motivos para investir em uma franquia.

Abrir uma franquia é uma alternativa segura e confiável, que traz grandes benefícios e dá garantias de tranquilidade para o seu negócio, inclusive nos momentos iniciais. Se você ainda está com medo de abrir o seu negócio, ser um franqueado pode ser a certeza que faltava para você! Confira 06 motivos para você aderir a […]

02.06.2017
Quer empreender mas não sabe por onde começar?  Confira dez dicas para você repensar a sua carreira e dar esse próximo passo.

10 dicas para mulheres apostarem no negócio próprio.

Enumeramos 10 (dez) dicas para você dar o primeiro passo. O mercado Para obter realização profissional em seu empreendimento, é essencial alinhar a sua história de vida aos novos rumos. Observando empreendedoras de sucesso é comum ver negócios relacionados com momentos da vida de cada uma delas ou, até mesmo, com os seus objetivos pois […]

26.05.2017

Comentários