empreender com sucesso

Quer empreender e ainda tem dúvidas sobre qual segmento é mais lucrativo e como ser um bom gestor?

Um dos mercados promissores no país é o de alimentação. Afinal das contas, mesmo o consumidor precisando cortar gastos para equilibrar as finanças, a alimentação fora do lar se tornou inevitável no dia a dia das pessoas.

Os dados entusiasmam, mas é preciso atenção e cuidado contínuos. Não adianta empreender em um setor sem saber administrar a operação. Pensando nisso, listamos abaixo cinco dicas para ajudar quem deseja investir e ser dono do próprio negócio no ramo de alimentação.

  1. Agilidade ao atender pedidos

O tempo entre escolher e atender aos pedidos é determinante para fidelizar os clientes. Para agilizar, invista em tablets ou smartphones para anotar. Assim, a transmissão para a cozinha é mais rápida e consequentemente, a entrega dos pratos também.

  1. Fique atento ao estoque

Acompanhe constantemente o ranking dos pratos consumidos do cardápio e crie promoções para girar o estoque daqueles que têm menor índice de vendas. Tais opções evitam desperdício de alimentos e geram economia. Para ter esse controle de forma eficiente é necessário atentar-se à média de consumo do estabelecimento.

  1. Não descuide da Gestão

Para sobreviver e crescer no mercado de bares e restaurantes, é preciso aprender e, sobretudo, gostar da gestão do estabelecimento.

  1. Fidelize o cliente e tenha as redes sociais como aliadas

Ao mesmo tempo em que é fundamental ter uma boa clientela, é necessário fidelizar. Uma forma de divulgação eficaz e rápida entre o público usual e o novo é investir nas redes sociais. Postar bom conteúdo regularmente, interagir e fazer um bom trabalho de inbound marketing é essencial para se aproximar dos clientes e do seu público-alvo.

  1. Mantenha as finanças organizadas

Administre bem o fluxo de caixa, pois isso garante o controle dos gastos e recebimentos, o que é necessário para evitar atrasos no pagamento de fornecedores, contas e salários da equipe. É possível utilizar softwares e planilhas de gestão, que automatizam o processo e permitem acompanhar de perto tudo o que entra e sai, além dos resultados financeiros diários.

  1. Pense longe

A programação de médio e longo prazo acompanha os empreendedores de destaque desde os primeiros passos. Estruture planos anuais e alguns mais ambiciosos, para daqui a três, cinco anos.

  1. Saiba sobre os custos (CMV)

Busque se informar sobre todos os custos envolvidos na operação além dos óbvios gastos com o produto. Essa conta final costuma surpreender os empreendedores.

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